sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Finalmente o RONDA chegou



    Finalmente o Ronda do Quarteirão chegou em Russas, desde o dia 10 de setembro estamos com as viaturas circulando pela cidade.
    Sei que é cedo para elogiar, mas já sentimos uma certa tranquilidade na cidade. Parabéns a Russas, que merece continuar uma cidade pacata.
     E já que estamos falando de policiamento, um pouco de nossa história, tirado do site www.planetavale.com :


1º Batalhão de Polícia Militar
    O prédio do 1º BPM foi implantado quando era Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará o Cel. Cordeiro Neto. Por ocasião da compra do terreno para a construção do Patronato Coração Imaculado de Maria, uma das cláusulas exigidas era a de que fosse reservada uma parte do terreno para a construção do Quartel da Força Pública. O prédio do Quartel foi iniciado no dia 10 de agosto de 1936 e inaugurado em 10 de janeiro de 1937. O encarregado da construção foi o Capitão Ózimo Alencar. As obras orçadas inicialmente em 186:616$000 (cento e oitenta e seis milhões, seiscentos e dezesseis mil réis), tiveram seus custos reduzidos em mais da metade, em aproximadamente 75:000$000 (setenta e cinco milhões de réis), em função da utilização da mão-de-obra de presos correcionais.

    A unidade recebeu o título de “Quartel da 1ª Companhia do 23º Batalhão de Caçadores de São Bernardo das Russas”, e teve como primeiro Comandante o Capitão Raimundo Ferreira do Nascimento, auxiliado pelos Tenentes José Antônio e Oscar Borges Guilherme, e sendo guarnecida por 130 Praças, para uma população, à época, de 24.338 habitantes. Proporcionalmente, hoje esse número é muito superior ao efetivo existente. Pela Lei Estadual nº. 63 de 1º de abril de 1940, que dividiu a Força Policial do Estado do Ceará, Russas passou a compor a Segunda Região Militar, sendo Fortaleza a primeira.

    Atualmente o 1º BPM tem como Comandante o Cel. Rômulo Tavares Macedo, sendo este Batalhão responsável por 5 Companhias que abrangem 37 cidades do Vale do Jaguaribe. O 1º Batalhão de Polícia, em parceria com a Prefeitura de Russas, desenvolve o projeto “Policiamento Integrado” uma ação de policiamento montado, onde uma equipe de quatro guardas municipais e um policial militar realizam patrulhamento nos bairros mais afastados e locais de difícil acesso de Russas, iniciativa que visa a prevenção do crime. A tradição militar em Russas é antiga, se levarmos em consideração a instalação do Forte Real de São Francisco Xavier em 1696, primeiro do interior do estado do Ceará. Este Forte localizava-se onde hoje estão alguns prédios comerciais na Avenida Dom Lino ao lado da Praça Monsenhor João Luís.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário