sábado, 4 de setembro de 2010

UNECIM


     A UNECIM, sigla sugerida pelo padre Edvaldo Moreira de Sousa, teve sua fundação em 25 de julho de 1937. Um ano antes visitava a cidade de Russas o padre Teodoro kokke, orientador espiritual da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria. Instalado na casa do então vigário Monsenhor Vital Gurgel Guedes, ouviu a proposta da criação de um colégio com o nome de Coração Imaculado de Maria. Voltando ao Pará, o padre Teodoro apresentou a vontade da Paróquia russana para a Madre Geral da Congregação. É quando no dia 25 de julho de 1937, chegam a Russas para assumir o colégio para meninas, as Irmãs da Congregação do Coração Imaculado de Maria, sendo elas, Irmã Maria Gabriela, Irmã Escolástica, Irmã Maria Raimunda e a Madre Maria de Jesus.

     No início era apenas uma escola primária denominada Patronato Coração Imaculado de Maria. Posteriormente, no ano de 1938, foi criada a Escola Sagrado Coração. Em 1946 é criado o Ginásio Coração Imaculado de Maria. E em 1950, era implantada a Escola Normal Coração Imaculado de Maria. Esses prédios hoje fazem parte da UNECIM (Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria). Uma das irmãs diretoras mais carismáticas que temos tido a oportunidade de conviver é a Irmã Maria da Graça, hoje aos 90 anos, mora na Casa das Filhas de Maria em Russas.

     Atualmente a direção da UNECIM está sobre o comando da Irmã Maria do Socorro. Com sua imensa capacidade organizacional e administrativa vem expandindo as instalações do colégio, misturando o tradicional e o moderno. Ambos com grande bom gosto, característica dos profissionais que trabalham sempre vigilantes ao bom andamento desta valiosa instituição russana.

texto e foto extraídos do site http://www.planetavale.com/

foto atual da UNECIM




Um comentário:

  1. Foi deste colégio que tirei o meu maior legado: preparo espiritual para a vida...fez uma diferença enorme na minha vida! Este é um verdadeiro santuário de valores cristãos, de pessoas santas como a irmã Maria da Graça, Socorro e todas as demais!! Sou muito grato a Deus por ter me permitido ser educado por essas pessoas, por ter frequentado essas salas de aulas...por ter me preparado para os verdadeiros desafios, que são os relacionamentos com Deus e com o próximo, por ter aprendido a resolver as questões mais importantes: as existenciais...Por ter feito os melhores exercícios: o amor, o perdão e a humildade...Um abraço a todos da comunidade cordimariana!

    ResponderExcluir